Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Viagem Uganda

Introdução

Conhecida como "Pérola da África", Uganda é considerada o destino por excelência para os amantes da Natureza. Em sua área relativamente pequena, com aproximadamente 240 mil Km2, o país apresenta paisagens que variam entre cinturões de lagos, crateras vulcânicas e ricas florestas. Ali a vida selvagem, protegida por parques, surpreende até os mais experientes viajantes, tal é sua singularidade e beleza rara.

Na Floresta de Kibale, habitam mais de 1.400 chimpanzés. É a maior concentração de primatas no mundo.

No Parque Nacional Queen Elizabeth, o visitante pode avistar leões, búfalos, elefantes, antílopes como o Cobo Uganda (representado no brasão do País), além de leopardos, hienas e o raro hilóquero (porco gigante da floresta). No Canal Kazinga está uma das maiores concentrações no mundo de hipopótamos, búfalos e aves aquáticas, bem como os crocodilos do Nilo.

Mas há ainda a estrela maior da vida selvagem do país: os Gorilas-das-Montanhas (Gorilla beringei beringei), encontrados no Parque Nacional de Bwindi.

Acostumados à presença humana, devido ao contato constante com guarda-parques, estes primatas, que podem atingir até 1,70m de altura e 190 quilos, vivem ali em seu habitat natural e podem ser avistados a poucos metros de distância. Uma experiência de intensidade rara que Uganda proporciona a seus visitantes.

O Turismo é limitado a pequenos grupos e gera fonte de renda para o Parque que preserva estes animais tão especiais.

Onde fica

No continente africano, cortado pela Linha do Equador, faz fronteiras com o Sudão (ao norte), Quênia (a leste), Tanzânia (ao sul), Ruanda (a sudoeste) e República Democrática do Congo (a oeste).

Dados Gerais

Nome oficial: República de Uganda
Capital: Kampala (é também sua maior cidade, com cerca de 1,5 milhões de habitantes)
Idioma Oficial: inglês e suaíli
Moeda: Xelim ugandês
Dimensões: 241.038 km² (pouco menor que o estado de São Paulo)
População: acima de 44 milhões de habitantes (2019)

Clima e Melhor Época


A melhor época para buscar um encontro com gorilas, é quando a disputadíssima permissão/licença, estiver disponível, já que os gorilas estão lá o ano todo. No entanto a caminhada será mais confortável e bem mais fácil, nos período mais seco (de Junho a Setembro), e portanto, mais disputados.

Leia um pouco mais sobre cada estação:

A Época ideal é a época Seca (embora possa chover ocasionalmente).
Épocas de seca são particularmente boas para observação da vida selvagem, pois há menos vegetação obstruindo a visão e os animais podem ser vistos em busca de poços de água para beber.
Também é um ótimo momento para fazer as trilhas em busca dos gorilas e chimpanzés das montanhas, já que as trilhas e o solo da selva, tornam-se menos enlameados e escorregadios, tornando a caminhada mais fácil.

Janeiro e Fevereiro
Um bom período, com um pouco menos de turistas que Junho, Julho e Agosto.

Junho, Julho e Agosto

É o período com o maior número de turistas, já que as condições são ideais para a observação de vida selvagem e por ser um período de férias escolares para os turistas do Hemisfério Norte, que planejam suas férias, com até um ano de antecedência.

Setembro e Outubro
Ainda é um bom momento para visitar, embora as chances de chuvas são um pouco maiores. Ainda existem excelentes oportunidades para observar a vida selvagem, pois a vegetação permanece baixa e os animais continuam a procurar poços de água.

Época das chuvas
Se caminhar na chuva, em trilhas mais escorregadias e com lama não assusta você, a época das chuvas também pode ser levada em conta.
Nestes meses, é mais fácil obter a permissão para observar Gorilas e há menos turistas no país. Em contrapartida, as estradas podem estar em más condições devido às chuvas intensas e a vegetação luxuriante pode atrapalhar a observação da vida selvagem.

Março a Maio: Estação mais chuvosa do ano.
Os parques estão verdes e os animais dão à luz seus filhotes. Também é um excelente momento para avistar aves migratórias. As chuvas são intensas e as estradas poderão estar frequentemente em más condições.
Graças a essa chuva intensa, o verde é mais luxuriante. À medida que as caminhadas se tornam escorregadias e difíceis de navegar, menos turistas visitam o país durante esse período.

Novembro
Graças às chuvas intensas, as planícies secas dos parques nacionais, vão ficando verdes. É um bom momento para ver aves migratórias, mas as caminhadas ficam mais difíceis.

Dezembro
Espere chuvas ocasionais, mas as oportunidades para observar a vida selvagem são boas. Este também é um ótimo momento para fazer caminhadas e ver gorilas e chimpanzés das montanhas, além de avistar uma variedade de aves migratórias.


As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

06 horas a mais em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Dinheiro e a$$untos afin$

O xelim ugandês é a moeda oficial em Uganda, mas para os turistas, o dólar americano é a moeda mais usada.
O pagamento com cartões de crédito ainda não está disponível em muitos estabelecimentos comerciais e podem cobrar um pouco mais para seu uso. Nos hotéis maiores, cartões costumam ser aceitos.
Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos. Leve cédulas em ótimo estado, posteriores a 2006.

Gorjetas

Não há um valor estabelecido para as gorjetas e isso dependerá de sua satisfação em relação ao serviço recebido.

Visto

Brasileiros necessitam de visto para entrar em Uganda. O visto pode ser obtido na chegada no Aeroporto Internacional de Entebb.
Vistos não garantem a admissão automática no país.
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de outros vistos.

Documentação de viagem

 

Vacinas contra febre amarela: obrigatória

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página