Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Viagem Ruanda

Introdução

Localizado na região montanhosa dos grandes lagos africanos, Ruanda possui clima temperado devido a altitude. É também conhecido como o “País das Mil Colinas” e integra o Grande Vale do Rift, um complexo de falhas tectônica da África e Oriente Médio.

O Parque Nacional dos Vulcões, o mais conhecido em território ruandense e que se estende ao longo da fronteira com a RDC e Uganda, é palco para o encontro os famosos gorilas das montanhas.  Será subindo a montanha, aguçando a audição e na companhia segura e profissional dos guias do parque, que empreenderemos essa experiência inesquecível.

Habituados à presença humana, devido ao contato constante com guarda-parques, estes primatas, que podem atingir até 1,70m de altura e 190 quilos, vivem ali em seu habitat natural, podendo ser avistados a poucos metros de distância... uma experiência de intensidade rara que Ruanda proporciona a seus visitantes.

Onde fica

No continente africano, um pouco abaixo da Linha do Equador. Ruanda faz fronteiras com Uganda (ao norte), Tanzânia (a leste), Burundi (ao sul) e República Democrática do Congo (a oeste).

Dados Gerais

Nome oficial: República de Ruanda
Capital: Kigali (é também sua maior cidade, com cerca de 1,13 milhões de habitantes)
Idioma Oficial: Kinyarwanda, inglês, francês e suaíli
Moeda: Franco ruandês
Dimensões: 26.338 km² (pouco menor que o estado do Alagoas)
População: acima de 12,5 milhões de habitantes (2019)

Clima e Melhor Época

Apesar da proximidade da linha do equador, o clima é temperado, devido a sua alta elevação.
- Julho é o mês mais seco, com tempertaura média de 17,5°C, mínima de 12°C e máxima de 27°C
- Abril costuma ser o mês mais chuvoso.

A melhor época para buscar um encontro com gorilas, é quando a disputadíssima permissão/licença, estiver disponível, já que os gorilas estão lá o ano todo. No entanto a caminhada será mais confortável e bem mais fácil, nos período mais seco (de Junho a Setembro), e portanto, mais disputados.

Leia um pouco mais sobre cada estação:

- Estação mais seca: de junho até setembro.
Em Junho inicia a estação seca mais longa do país, embora algumas chuvas leves possam ocorrer, enquanto Julho e Agosto são os meses mais secos do ano. Como resultado, as trilhas e o solo da selva, tornam-se menos enlameados e escorregadios, tornando o trekking dos gorilas mais fácil. No entanto, este também é o momento mais popular para os turistas visitarem Ruanda, porque as condições são ideais para a observação de animais e é um período de férias escolares para os turistas do Hemisfério Norte, que planejam suas férias, com até um ano de antecedência.

- Estação seca curta (menos chuva): meados de dezembro ao início de fevereiro.
Devido à altitude e localização de Ruanda, um pouco ao sul da Linha do Equador, as temperaturas permanecem moderadamente confortáveis o ano todo. Mas durante esses meses, o país passa por sua mais curta de suas duas estações secas, com ocasionais chuvas leves.

Se caminhar eventualmente por horas, na chuva, em trilhas mais escorregadias e com lama não assusta você, março, abril, maio e novembro, podem ser levados em conta também. Nestes mêses, é mais fácil obter a permissão e há menos turistas.

- Estação mais chuvosa do ano: Março a Maio
À medida que a estação chuvosa mais longa de Ruanda se aproxima, o país passa por tempestades que variam de chuvas repentinas a chuvas persistentes. Abril é o mês mais chuvoso do ano. Graças a essa chuva intensa, o verde é mais luxuriante. À medida que as caminhadas se tornam escorregadias e difíceis de navegar, menos turistas visitam Ruanda durante esse período. Mas quem fizer caminhadas durante esta temporada terá montanhas, lagos, selvas e outras paisagens naturais para si. Eles também se beneficiarão de uma melhor iluminação fotográfica, pois a luz solar menos intensa brilha através da folhagem e terão maior probabilidade de ver animais recém-nascidos.

- Estação chuvosa curta: Outubro e Novembro
Em Outubro inicia-se a curta estação das chuvas, quando as chuvas tropicais são curtas e fortes - geralmente deixando o resto do dia limpo. Novembro é o segundo mês mais chuvoso do ano, mas isso não deve dissuadir os visitantes de fazer as caminhadas. Tempestades curtas e terreno escorregadio, podem dificultar a caminhada, mas a chuva pode criar excelentes oportunidades para fotos, se os jovens gorilas decidirem brincar no chuveiro. Além disso, a vegetação rasteira e as árvores ficam mais densas e exuberantes.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

05 horas a mais em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Dinheiro e a$$untos afin$

O franco ruandês é a moeda oficial em Ruanda, mas para os turistas, o dólar americano é a moeda mais usada.
O pagamento com cartões de crédito ainda não está disponível em muitos estabelecimentos comerciais e podem cobrar um pouco mais para seu uso. Nos hotéis maiores, cartões costumam ser aceitos.
Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos. Leve cédulas no em ótimo estado.

Gorjetas

Não há um valor estabelecido para as gorjetas e isso dependerá de sua satisfação em relação ao serviço recebido.

Segurança

Com as mudanças no governo desde o genocídio (1994), o país que passou por este evento horrível e trágico, é hoje um dos destinos mais seguros da África. A criminalidade é relativamente baixa, sendo que crimes contra viajantes, são extremamente raros. Convém, no entanto, ter os mesmos cuidados que você tem no Brasil, principalmente nas grandes cidades como Kigali, onde em locais com muita gente, podem ocorrer pequenos furtos.

Visto

Brasileiros necessitam de visto para entrar em Ruanda. O visto pode ser obtido na chegada no Aeroporto Internacional de Kigali ou eletronicamente antes da viagem (recomendado) .
Vistos não garantem a admissão automática no país.
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de outros vistos.

Documentação de viagem

 

Vacinas contra febre amarela: obrigatória

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página