Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Trekking Nascente do rio Ganges

Introdução

Qualquer um que goste de montanhas e veja imagens dos imponentes montes Shivling e Meru, certamente se sentirá atraído por sua extrema beleza, no entanto, este trekking tem também um enorme atrativo cultural, já que visitaremos alguns dos mais importantes lugares de peregrinação para os hindus, que veem no Ganges, uma divindade.

De acordo com a mitologia hindu, a deusa Ganga tomou a forma de rio para devolver a terra água, fertilidade e harmonia. O deus Shiva, do alto de sua morada, no monte Shivling, cedeu a Ganga suas longas tranças para que suas águas descessem suavemente até a terra.

De uma grande abertura em forma de boca, cavada nas geleiras do monte Shivling, brota o Ganges com enorme força. Neste ponto se supõe que as águas do sagrado rio estejam em seu maior grau de pureza, e ali, encontraremos peregrinos e devotos, rendendo homenagens a deusa Ganga.

O Guia desta Viagem: Luiz Simões

Deixou a Biologia, para ser fotógrafo e anos mais tarde trocou o trabalho de estúdio pela fotografia outdoor. Por vários anos não teve moradia fixa, realizando diversos trekkings, escaladas e viagens de bicicleta nos Andes, Himalaya, Karakorum, Pamir, Tibet, Pirineus, Alpes, Dolomitas, e os desertos do Sahara, Atacama e Taklamakan.
Residente em Barcelona há mais de 25 anos, Luiz tornou-se um assíduo frequentador dos Pirineus, onde realiza trekkings e escaladas com frequência.

Grande adepto do Cicloturismo, realizou viagens insólitas, como 9 meses pelo Himalaya ou a travessia do Sahara em solitário, pedalando por 2 meses quase 5 mil quilômetros, com trechos de mais de 300 quilômetros sem água e de até 16 dias sem cidades.

Em sua primeira viagem ao Himalaya, em 1989, conheceu Manoel Morgado e juntos pedalaram durante 2 meses por Kashmir, Ladakh e Zanzkar, convertendo-se em eternos amigos.

Em 2012 Luiz entrou para a equipe da Morgado Expedições, na área administrativa e guiando trekkings, viagens de bicicleta e escaladas nos Pirineus, na Lapônia e no Himalaya indiano.

Em 2014 Luiz e Manoel voltaram as terras onde se conheceram, Ladakh e Zanzkar, para realizar juntos o antigo sonho de uma travessia invernal no Himalaya, caminhando vários dias sobre o rio Zanzkar congelado. Um dos lugares mais extremos, isolados e belos do planeta.

Participou como guia da Expedição ao Mt. Muztaghata, comemorativa aos 25 anos da Morgado Expediçoes, alcançando seu cume de 7.550 metros de altitude.

Recentemente guiou uma equipe da Rede Globo de Televisão até a nascente do Ganges, no Himalaya Indiano,  para a realização do documentário "Os rios e as civilizações" para o programa Fantástico.

Importante: Por motivos alheios à vontade de todos os envolvidos, este(a) guia poderá ser substituído por outro especialista da mesma equipe.

Razões para escolher o programa que oferecemos

  • O guia desta viagem conhece profundamente a geografia e a cultura local, havendo guiado neste trekking uma equipe da Rede Globo de Televisão para a realização do documentário "Os rios e as civilizações" para o programa "Fantástico".
  • A viagem conta com um cuidadoso processo de aclimatação que inclui passeios culturais pela região.
  • Usamos um hotel 5 estrelas em Delhi e os melhores hotéis disponíveis em Rishikesh, Uttarkashi y Gangotri.
  • Incluímos regime de pensão completa com café da manhã, almoço e jantar, para maior conforto de nossos clientes e garantia de uma alimentação adequada.
  • Durante todo o trekking, estaremos em regime de pensão completa, com café da manhã, pack lunch e jantar
  • Usamos boas barracas de montanha, e completo equipamento de camping com barraca cozinha, barraca banheiro e barraca refeitório com mesas e cadeiras e acessórios.
  • Oferecemos diversas opções de extensões por diferentes cidades da Índia com um operador local com o qual temos uma trajetória de colaborações ao longo de vários anos.

Onde fica

A região do Trekking, encontra-se no extremo norte da India, no estado de Uttarakhand, região do Himalaia indiano.

Como Chegar

Voando para Delhi, onde inicia a viagem. No dia seguinte, voaremos para Dehradun, de onde prosseguiremos em carro para Rishikesh.

Clima

Nas montanhas temos uma variação bastante grande de temperatura dependendo da altitude onde estamos. nesta época do ano os dias costumam ser ensolarados, com temperaturas ao redor de 15 graus. Durante o trekking, temos temperaturas agradáveis para caminhar durante o dia, mas ao cair do sol fará bastante frio principalmente nos lugares mais altos, quando pode chegar a 5 graus negativos durante a madrugada.

Fuso Horário

8h30 a mais em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Grau de Dificuldade

O grau de dificuldade de uma trilha é bastante subjetivo. O que é uma trilha fácil para um, pode ser impossível para o outro, dependendo da forma física, da experiência, idade e mais do que tudo, da motivação. Apesar disso, de um modo geral, costuma-se classificar este trekking em grau médio de dificuldade. A média de distâncias percorridas será de aproximadamente 9 km por dia. A altitude é um fator de dificuldade, já que no final do trekking chegaremos a mais de 4.000 metros. Como resumo, podemos dizer que uma pessoa saudável, com regular preparo físico poderá fazer esta trilha sem maiores problemas. Recomendamos um preparo físico de pelo menos 3 meses para aqueles que sejam sedentários ou estejam fora de forma. Aos participantes deste roteiro, podemos sugerir um detalhado programa de treinamento específico para montanha.

Sobre o Trekking

Apesar de estarmos em uma região remota, procuramos deixar a caminhada o mais confortável possível. Você entregará todos os dias pela manhã seu duffle bag com todo seu equipamento à nossa equipe, para que transportem sua bagagem. Você caminhará com apenas uma mochila de 30 a 50 litros com objetos pessoais, água, filtro solar e labial, anorak, alguns snacks e objetos pessoais.

Acomodação durante o Trekking

Em Delhi nos hospedaremos em um hotel 5 estrelas em quartos duplos com café da manhã. Em Rishikesh, Uttarkashi e Gangotri nos hospedaremos nos melhores hotéis possíveis, em cada uma das 3 cidades. Caso você prefira, pode optar pelo quarto individual com um custo extra. Caso ao final do período de inscrição alguém fique sem par para dividir o quarto, deverá pagar um suplemento de acomodação individual, portanto, quanto antes você se inscrever, menor a probabilidade de ter que pagar este single supplement.
Durante o trekking, dormiremos em barracas de montanha duplas. Teremos equipamento completo de camping e cozinha, incluindo barraca refeitório com cadeiras dobráveis e barraca WC.

Nosso Transporte

Do aeroporto de Dehradun teremos um transfer em veículos privados ao nosso hotel em Rishikesh. Lá, faremos passeios a pé e utilizaremos confortáveis veículos para os passeios fora da cidade e para levar-nos a Uttarkashi e Gangotri onde iniciaremos nosso trekking e logo o mesmo trajeto de volta a Rishikesh ao final do trekking.

Roupas e Equipamentos

Os participantes receberão completa lista de roupas e equipamentos para serem levados. As roupas de cidade poderão ser deixadas em Leh durante o trekking, e o restante será colocado em um duffle bag (grande bolsa de cordura com zíper) e levada por mulas. Cada cliente tem direito a 15kg para ser carregado pelas mulas.

Recarga de eletrônicos

Não há como recarregar eletrônicos durante o Trekking. Somente nas cidades. O mais recomendado é levar baterias de reserva ou Power Banks.

Internet na Viagem

Em Delhi e Rishikesh, teremos internet nos hotéis. Em Uttarkashi e Gangotri a qualidade da conexão costuma ser precária. Durante o trekking, não teremos sinal telefônico e nem internet.

Seguro Obrigatório

Para esta viagem é obrigatória a aquisição de um seguro de viagens, não incluso no pacote, com ampla cobertura. É tranquilizante saber que, se algo acontecer, você pode ter tratamento gratuito nos melhores hospitais. Também sua bagagem está segurada no caso de extravio durante os voos. Toda ocorrência deve ser comunicada o mais rapidamente possível à companhia de seguros. Leia com muita atenção seus direitos e deveres perante a seguradora para não haver problemas futuros.

Dinheiro e a$$untos afins

Esta viagem implica pouquíssimos gastos, já que apenas nos dois dias em Delhi deveremos pagar pela alimentação, pois apenas o café da manhã está incluído. Já nas outras 3 cidades e durante o trekking teremos pensão completa e não gastaremos nada com alimentação. isso significa que seus gastos serão de ordem particular, de acordo com suas preferências. O artesanato local é bonito e barato e ha grande oferta nas ruas de Rishikesh e Gangotri. Recomendamos US$ 50 por pessoa de gorjeta para nossa equipe local.

Importante: Nossa recomendação é levar o dinheiro dividido em Cartão de Débito, que possa ser usado em caixas eletrônicos para sacar dinheiro, cartão de crédito normal (de preferência Visa ou Mastercard, pois American Express não é muito aceito na Índia) e Dólar ou Euro. Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos. Leve cédulas no em ótimo estado.

Vistos

Brasileiros necessitam de visto para entrar na Índia. Vistos não garantem a admissão automática no país.  
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de outros vistos.

Documentação de viagem

 

Vacina contra febre amarela: obrigatória

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página