Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Peru

Introdução

O Peru já possuía uma rica vida cultural, muito antes de Pizarro dar as caras em suas roupas esquisitas diante dos nativos.

Banhado pelo Oceano Pacífico, é o terceiro maior país da América do Sul. Sua geografia, incluindo as planícies áridas da costa do Pacífico, os picos nevados nos Andes e a Floresta Amazônica, garante ao país algumas das paisagens mais bonitas da América do Sul.

No cardápio para os visitantes, há muito o que ver e fazer. Além da aclamada gastronomia da capital Lima, visite as cidades coloniais que remetem ao tempo de conquistadores espanhóis, explore Cusco - antiga capital Inca, visite Machu Picchu - uma das sete maravilhas do mundo moderno, tente solucionar o enigma das Linhas de Nasca, navegue pelo Titicaca ou quem sabe, percorra a Trilha Inca Salkantay terminando os dias em aconchegantes lodges.

Seja lá qual for a sua preferência, aqui começa sua próxima viagem com Maracajá Ecoturismo

Onde fica

No Oeste da America do Sul, as margens do Oceano Pacífico, limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil, Sudeste pela Bolívia e ao sul pelo Chile.

Dados Gerais

Nome oficial: República do Peru
Capital: Lima
Idioma Oficial: Espanhol (línguas co-oficiais : Quíchua, aimará, outras línguas nativas)
Religião: Católica para mais de 85%.
Moeda: Nuevo Sol (S/.)
Área: 1.285.215 km2
População: 31.424.000 habitantes em 2014

Clima

O Peru é um país muito grande e com grandes variações de altitude. Sendo assim, existe uma grande variação climática no país, dependendo do local e época de sua visita.
Na costa quase nunca chove. Há em geral duas temporadas: a quente e a fria. A temporada quente vai de meados de novembro até fins de março. A temporada fria ocorre de abril a novembro e é bastante úmida.
Na serra e na selva, a temporada de chuvas é a mais quente e vai de novembro até fins de março, a temporada menos quente é entre abril e novembro.

Melhor Época

Em qualquer época do ano pode-se visitar o Peru. Tendo em conta o clima, a melhor época vai de Maio a Setembro, coincidindo com a época seca na Serra e Selva. As chuvas de meados de Novembro a Março podem dificultar atividades como as caminhadas (trilha/camino inca) e os passeios na selva.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

02 horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Comes e Bebes

A cozinha peruana oferece uma grande variedade de pratos típicos da Costa, Serra e Selva. Pergunte antes sobre sua preparação já que alguns pratos são muito picantes ou temperados. No Peru você encontra o ceviche, lomo saltado, juane, chupe de camaronês, além das bebidas como peruaníssimo "Pisco" ( aguardente de uva) e as suas diversas combinações, além da "chicha morada" (refresco preparado com milho arroxeado) e a "chicha de jora" (aguardente fermentado de milho). Você encontrará também restaurantes que preparam comida internacional é claro.

Dinheiro e a$$untos afin$


A moeda oficial do Peru é o Nuevo Sol (S/.) dividido em 100 centavos. A maioria dos locais comerciais e restaurantes aceitam o dólar norte-americano ao câmbio do dia. Leve notas intactas e o mais trocado possível. Quase todos os locais comerciais aceitam os Cartões de Crédito mais conhecidos: Visa, Master Card, Diners e American Express. O uso de travellers checks (cheques de viagem) é limitado, por isso é preferível consultar antecipadamente sobre a sua aceitação no local comercial. Ao pagar com Cartão de Crédito, certifique-se de que está pagando somente o valor do serviço dado ou bem adquirido. 
Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos. 

Gorjetas

Não há um valor estabelecido para as gorjetas e isso dependerá de sua satisfação em relação ao serviço recebido.

Segurança

Como em todos os países em desenvolvimento, convém ter os mesmos cuidados que você tem no Brasil, principalmente nas grandes cidades como Lima.

A Capital: Lima (Centro)


Capital do país e da província de Lima, é também a maior cidade do Peru. Situada na região central do país, fica a oeste da cordilheira dos andes e na costa oeste. Lima foi fundada em 1535 e hoje com mais de 8 milhões de habitantes, acolhendo imigrantes de todas as partes do mundo, o que a converteu numa cidade mestiça por excelência. No centro histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, podem ser observadas esplêndidas amostras da arquitetura colonial como a Catedral, o Convento de Santo Domingo e o Convento de San Francisco, assim como lindas sacadas talhadas em madeira.
Lima também é uma fonte inesgotável de cultura, prova disso é a existência de uma enorme quantidade e variedade de Museus como, por exemplo, o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História e o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera que albergam tesouros incas e pré-incas de um incalculável valor. Outro dos grandes atrativos da cidade são suas praias excelentes para praticar esportes aquáticos, desfrutar do sol, ou simplesmente, observar a beleza do Oceano Pacífico.
A cidade oferece uma variada gama de restaurantes e acolhedores locais, onde poderá degustar de deliciosos pratos, resultado da mistura das cozinhas europeia, africana e asiática com a andina.

Altitude acima do nível do mar:
Mínima: 3m (Ancón)
Máxima: 861m (Chosica)

Clima

A cidade de Lima tem um clima temperado. A média de temperatura no verão, de meados de dezembro até a meados de março, é de 25°C. No inverno, caracterizado por dias cinza, úmidos e nublados, a média de temperatura flutua entre o 12 e 15 °C. 

Cusco e arredores (Sul)

Cusco

Capital do departamento de Cusco e da província de Cusco, situa-se no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. Sua população é de 300.000 habitantes. A cidade de Cusco, antiga capital do império incaico, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1983 e sem dúvida é um dos destinos mais importantes do país. Entre suas ruas de pedras encontram-se edifícios de construção inca, como o Koricancha e o Palácio de Inca Roca, junto com construções coloniais de estilo barroco andino, como a Catedral e a igreja da Companhia. Além disso podem ser visitados o pitoresco bairro de San Blas, onde estão os ateliês dos melhores artesãos do departamento. A cidade também conta com uma excitante vida noturna e com cafés, restaurantes e bares para todos os gostos. Distante dez minutos da cidade, estão as gigantescas muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán. Um pouco adiante estão os sítios arqueológicos de Qenko, Pukapukara e Tambomachay, construções incas edificadas totalmente em pedra.

Altitude acima do nível do mar:
Cusco: 3399m
Mínima: 532m (Pilcopata)
Máxima: 6.384m (Nevado del Ausangate)

Distâncias Lima/Cusco:
Lima-Arequipa-Cusco: 1.650 km (26 horas de carro)
Lima-Nasca-Puquio-Abancay-Cusco: 1.131 km (20 horas de carro)
Aérea: de Lima (1 hora) e de Arequipa (30 minutos) 

Distâncias Puno/Cusco:

Terrestre: 389 km (07 horas de carro)
Trem panorâmico Andean Explorer (Trem dos Andes): 384 km (aproximadamente 10 horas)
Ônibus Turístico: aproximadamente 10 horas

Clima

A cidade de Cusco possui um clima semi-árido e frio. Tempertauras máxima 21 ºC e mímima 1 ºC.
A temporada de chuvas inicia em novembro e termina em março quando as montanhas cobrem-se com uma linda vegetação. Normalmente entre junho e julho há geadas (frio intenso) e em algumas ocasiões neva.

Melhor Época para as Trilhas

De maio a outubro, na estação seca. Em fevereiro a Trilha Inca é fechada para manutenção.

Vale Sagrado

O Vale Sagrado dos Incas, nos Andes peruanos, está composto por numerosos rios que descem por pequenos vales e possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. Este vale foi muito apreciado pelos Incas devido a suas especiais qualidades geográficas e climáticas. Foi um dos principais pontos de produção pela riqueza de suas terras e o lugar onde se produz o melhor grão de milho no Peru. Ao longo do Vale Sagrado dos Incas e à uma hora de Cusco, estão os povoados de Pisac, Maras, Chinchero e Ollantaytambo. O passeio permite tempo para compras do artesanato peruano.

Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes)

Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Aguas Calientes, desenvolveu-se a partir de 1911, com o início da construção da linha férrea, 10 anos depois da redescoberta da cidade inca de Machu Picchu em 1901. Aguas Calientes á a estação de chegada do trem, para quem visita Machu Picchu. O povoado possui alguns hotéis, restaurantes e águas termais, e um pernoite é recomendado para quem quer, por exemplo, retornar a Machu Picchu na manhã seguinte, antes da chegada dos turistas provenientes de Cusco. 

Machu Picchu

Machu Picchu, em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas. Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais. O lugar foi elevado à categoria de Patrimônio mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interação com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru. Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, porém a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séqüito mais próximo, no caso de ataque. O Peru é o berço de uma das civilizações mais interessantes e intrigantes da história: os Incas. Atualmente, as marcas desse incrível povo estão espalhadas pelo país, representadas nas sagradas ruínas de Machu Picchu, nos templos grandiosos e na natureza exuberante de Ica. 

Distâncias até Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes)
Cusco até Estação Poroy cerca de 20 min + Estação Poroy até Aguas Calientes: 3h
Vale Sagrado (Estação Ollantaytambo) até Aguas Calientes: 01h30 em trem
Aguas Calientes até Machu Picchu: 30m em micro-ônibus.

Trilha Inca

O Camino Inca a Machu Picchu é a rota de trekking mais concorrida do Peru e talvez uma das mais espetaculares da América, formando parte de mais de 23.000 km de caminhos construídos pelos Incas. Cada ano, aproximadamente 25.000 caminhantes de todo mundo percorrem os extraordinários 43 km desta rota empedrada, construída pelos Incas para avançar até a cidadela de Machu Picchu.
O percurso se inicia próximo do Km 88 da via férrea Cusco-Machu Picchu e dura entre três e quatro dias. Durante a rota, se atravessam impressionantes montanhas, com climas e ecossistemas muito diferentes. Deve-se superar também dois “passos” a elevadas altitudes (a maior delas, Warmiwañuska, está a 4.200 m de altitude ) para concluir finalmente com um mágico ingresso a Machu Picchu através de Inti Punku ou Porta do Sol. Um dos principais atrativos da rota é a rede de encaixes incaicos de granito lavrado que existem ao longo do caminho (Wiñay Wayna e Phuyupatamarca), imersos em cenários naturais de beleza descomunal. Uma natureza exuberante com centenas de espécies de orquídeas, aves multicoloridas e paisagens são o complemento ideal desta trilha.
Para realizar a Trilha Inca, é necessário realmente muita antecedência nas reservas. O número de lugares é limitado e controlado pelo governo peruano. O acompanhamento de guias é obrigatório e não é mais possível realizar a trilha sem reservas antecipadas. A dificuldade da trilha está diretamente relacionada à altitude e não é recomendada para crianças abaixo de 10 anos.

Trilha de Salkantay - Lodge to Lodge

A Trilha de Salkantay pelo sistema "Lodge to Lodge" oferece a perfeita combinação entre aventura e conforto. É uma oportunidade de experimentar a essência da aventura com o conforto da empresa "Mountain Lodges of Peru", que considera que a aventura nao termina no simples fato de caminhar pelos caminhos incas e se hospedar nos Lodges durante o percurso. Trata-se da oportunidade única de conviver com a história de povos antigos, manter 
contato com manifestações culturais dos povos antigos assim como sua determinação para progredir, provar de experiências gastronômicas e por último, observar a exótica flora e fauna do percurso. 
O percurso da Trilha do Salkantay percorre a cordilheira do Vilcabamba, fazendo pernoites nos diversos lodges da rota. O principal meio de hospedagem é o Salkantay Lodge & Adventure Resort (SLAR), localizado no Vale de Soraypampa (3,800m acima do nível do mar) Além da alta qualidade da "cozinha energética andina "(nome criado pelo diretor de alimentos e bebidas do MLP), o lodge oferece uma outdoor jacuzzi (com água quente), um 
bar/lounge (com possibilidade de aulas de como fazer Pisco Sour) e 12 apartamentos com banheiro privativo. Na Trilha de Salkantay no sistema de "lodge to lodge", os caminhantes permanecem uma noite em cada um dos três diferentes lodges localizados em pontos estratégicos durante o percurso: Huayraccmachay, Collpapampa e Lucmabamba. (apenas seis aptos em cada lodge) mas com todo conforto do Salkantay.

Ica e arredores (Sul)


Terra esotérica com uma profunda fé religiosa, dunas, vales e muito sol, Ica é uma região agrícola por excelência onde os campos de algodão, pallares, uma espécie de feijão branco, espargos, cítricos e videiras se alternam com extensos desertos de texturas e cores impressionantes. Nos territórios desenvolveram-se algumas das mais importantes civilizações do antigo Peru, como Paracas e Nasca, que deixaram um legado que perdura apesar do tempo, da areia e dos ventos. 
Lugares a serem visitados são a Reserva Nacional de Paracas, e na província de Nasca, um pouco mais de 100 km da cidade de Ica, estão as Linhas de Nasca.

Distâncias:
Lima: 303 km pela Carreteira Panamericana Sur (4h de carro).
Aérea:  Não existem voos regulares. Oferece-se serviço de táxi aéreo desde Lima.

Paracas

Paracas está localizada na região e na província de Pisco, no Peru. Por sua proximidade com o mar, Paracas é um balneário em forma de baía. A atração deste balneário é o seu clima, belas praias e residências construídas ali. O nome Paracas significa “chuva de areia”, porque, neste lugar, os ventos podem atingir uma velocidade de 32 km por hora. Paracas abrange uma área de 335.000 hectares, dos quais 117.406 são do Continente e 21.7594 de águas marinhas. Foi declarada reserva regional para as aves migratórias. O clima é típico do deserto com temperaturas acima de 30° C, e no inverno, a temperatura cai para 10° C à noite.
A Reserva Nacional de Paracas, a 250 km da capital Lima, é zona natural protegida. Este lugar é refúgio de lobos marinhos, pinguins de Humboldt, flamingos ou parihuanas e muitas outras aves. A reserva apresenta numerosas atrações naturais e arqueológicas. Uma delas é o Candelabro, um geoglifo com mais de 120m de extensão que pode ser visto melhor do mar. O Centro de Interpretação oferece uma interessante explicação sobre a biodiversidade da região e o Museu de Sitio Julio C. Tello exibe permanentemente peças da cultura Paracas encontradas nos cemitérios da região.

Ilhas Ballestas

Situadas fora da área da reserva, constituem o hábitat de uma grande variedade de aves e lobos de mar, que podem ser vistos facilmente através de uma lancha a motor. Esta é uma das excursões mais frequentes de Paracas.

Linhas de Nasca

Na província de Nasca, distante pouco mais de 100 km de Ica, no deserto de mesmo nome, estão as Linhas de Nasca, geoglifos enormes e um dos maiores mistérios arqueológicos do mundo. Em 1994, a UNESCO as colocou na Lista do Patrimônio Cultural. As linhas cobrem o deserto numa extensão superior a 450 km2. Descobertas em 1927, são a herança mais importante deixada pela cultura Nasca, uma civilização que floresceu em 300 a.C. Os geoglifos representam centenas de figuras, entre elas imagens estilizadas de animais como macacos, beija-flores ou lagartos, traçados no solo plano do deserto, em linhas que se constituem de extensas esteiras de pedras não muito grandes colhidas nos arredores. As linhas, em alguns casos, atingem uma longitude de 300 metros, por isso somente podem ser verdadeiramente apreciadas em sobrevoos.
São muitas as teorias que têm surgido em torno delas, desde aquela que sugere pistas de aterrissagem para extra terrestres até aquela que vê nas linhas um gigantesco sismógrafo. O mais provável é que, como indicou a Dra. María Reiche, estudiosa alemã que dedicou sua vida ao estudo das linhas, seja um monumental calendário astronômico cujas figuras marcavam os distintos períodos ou fases solares.

Altitude acima do nível do mar:
Capital Ica: 406m
Mínima: 2m (Paracas).
Máxima: 3796m (San Pedro de Huacarpana).

Clima

A cidade de Ica possui um clima ensolarado quase todo o ano, com uma temperatura média anual máxima de 32ºC e mínima de 9ºC

Arequipa e Arredores (Sul)


Conhecida como a Cidade Branca pelos seus lindos muros brancos de sillar, uma pedra de origem vulcânica, Arequipa descansa no pé dos imponentes vulcões Chachani e Misti e do nevado Pichu Pichu. No centro da cidade, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO no ano 2000, podem ser visitados templos e casarões coloniais de estilo barroco mestiço, assim como o Monastério de Santa Catalina, uma cidade espanhola em miniatura com ruas estreitas e feitas de pedras, lindas praças e pátios. Sabandía, Tiabaya e Tingo, na campina, são lugares de visita obrigatória, e a irresistível gastronomia arequipenha é o perfeito complemento da visita. Nos arredores de Arequipa existem inúmeras atrações turísticas como o cânion de Colca.

Vale e Cânion do Colca 

A aproximadamente quatro horas ao norte de Arequipa está o impressionante Vale do Colca. O caminho ascendente percorre o sopé do Chachani e atravessa planícies salpicadas de ichu e yareta (plantas umbelíferas utilizadas como combustível), onde passeiam alpacas e vizcachas. O ponto mais alto do trajeto está a 4.350 m de altitude, para logo descer ao vale, com lindíssimas paisagens. Para baixo, a 3.400 metros de profundidade, serpenteia o rio Colca, convertendo o cânion num dos mais profundos do mundo. 
O vale contém vestígios arqueológicos dos Collagua, antigos habitantes da zona, tais como misteriosos petroglifos e covas onde se guardam as colcas ou recipientes para armazenar cereais. Nas duas margens do rio estão distribuídos quatorze povoados fundados no século XVI para agrupar com eles, os descendentes dos Collagua que estavam dispersos na área. Apesar do tempo, estes povoados conservaram suas características originais como o traçado das suas ruas, suas igrejas coloniais ricamente ornamentadas e suas festas tradicionais. 
A zona caracteriza-se pela elaboração de lindas peças de artesanato como tapetes e bordados (realizados nas saias e blusas femininas) com coloridos desenhos, e as peças recortadas e cinzeladas em folhas de ferro estanhada. Também destaca a elaboração de imagens como a de San Isidro, o Lavrador, a fabricação de velas (brandões) e as peças de madeira talhadas.
Aproximadamente a 40 km de Chivay, no primeiro dos povoados da rota, encontra-se um mirante natural, de onde se observa o voo do Condor, enquanto se avista, ao longe, os vulcões Coropuna e Ampato.

Distâncias:
Lima: 1003 km pela rodovia Panamericana Sur (14h de carro).
Aérea: Lima (1 hora), Cusco (30 minutos), Juliaca (30 minutos)  

Altitude acima do nível do mar:
Arequipa: 2335m.
Mínima: 9m (Punta de Bombón)
Máxima: 4.910m (Mirante dos Vulcões – Caylloma)

Clima

O clima de Arequipa é semiárido e temperado, com uma temperatura média máxima de 21,7°C e uma mínima de 6,9°C. A temporada das chuvas é de janeiro a março.

Puno e arredores (Sul)


Puno foi sede da cultura Tiahuanaco (800 a 1200 d.C.), máxima expressão do povo Aymara, que se desenvolveu na fronteira onde hoje é Peru e Bolívia. Os Incas estiveram no território no século XV e os espanhóis deixaram um importante legado colonial em toda a região, atraídos pela atividade mineira que se desenvolveu no lugar.
Hoje a cidade de Puno (3827 m de altitude) é capital do folclore peruano e sede da Festa da Virgem da Candelaria e descansa às margens do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo. Os arredores são espetaculares destacando as Chullpas de Sillustani, com seu conjunto de imponentes torres funerárias construídas pelos Kollas.

Distâncias de Lima:
Terrestre: Lima-Arequipa-Juliaca-Puno: 1.324 km (aprox 20h em carro)
Aérea: Lima/Juliaca 01h30 de voo

Distâncias de Cusco:
Terrestre: 389km (aprox 6h de carro)
Trem panorâmico Andean Explorer (Trem dos Andes): 384 km (aprox 10 horas)
Ônibus Turístico: aproximadamente 10 horas

Altitude acima do nível do mar:
Puno: 3827m altitude
Mínima: 820m (Lanlacuni Bajo)
Máxima: 4725m (San Antonio de Esquilache)

Lago Titicaca

O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km², é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina. Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.
O lago abriga diversas ilhas, cujos habitantes preservaram ancestrais costumes e tradições. Um exemplo disso são os Uros, que vivem nas “ilhas flutuantes” fabricadas artificialmente com totora, uma espécie de capim, e que navegam pela região nas suas tradicionais embarcações também de totora. Taquile, Suasi e Amantaní são conhecidas pela amabilidade de seus moradores e pelas ancestrais técnicas de tecido, suas construções pré-colombianas e maravilhosas paisagens. A Reserva Nacional do Titicaca (36.180 ha) protege extensos bosques de totora e diversas espécies de flora e fauna.

Reserva Nacional do Titicaca

Trata-se de uma Área Natural Protegida, criada em 1978 com a finalidade de preservar os recursos naturais próprios do ecossistema do lago Titicaca e da puna com uma área de 36.180 ha. Na reserva foram registradas muitas espécies de aves, peixes e anfíbios. A flora do lago está representada por doze variedades de plantas aquáticas.

Ilhas Flutuantes Uros

Próximo de Puno. São aproximadamente 20 ilhas numa altitude de 3810m e situam-se na baía de Puno. Cada uma está habitada com 3 a 10 famílias uro-aymaras, as quais constroem e cobrem suas casas com uma espécie de capim chamado totora.  Os uros denominam-se a si mesmos como kotsuña, "o povo lago", e suas origens são de épocas anteriores aos incas. Mantém a tradição da pesca artesanal e também da caça dos animais silvestres. Os homens são hábeis condutores de balsas de totora e as mulheres são excelentes tecelãs.

O clima frio e seco característico da região se atenua graças à ação das massas de água que se evaporam constantemente.

Ilha Taquile

A 35 km ao este do porto de Puno (3 horas de bote).
A extensão aproximada é de 6 km2 e a altitude entre o porto e o povoado varia levemente, entre 3810 m e 3950m. A temperatura máxima é de 23ºC e mínima de 7ºC.
Os vestígios da ilha podem ser observados na parte alta e datam das épocas pré-incas. Durante a colônia e até os primeiros anos do século XX, o lugar foi utilizado como prisão política, mas a partir de 1970 a ilha passou a ser propriedade exclusiva dos taquilenhos.
Taquile caracteriza-se pelo seu povo hospitaleiro que conserva seus costumes, tradições e as roupas da época antiga. Os moradores são conhecidos pelos seus finos trabalhos têxteis com decorações simétricas simbólicas. Utilizam cores fortes, que refletem a sua forma de vida, seus costumes e suas crenças andinas.

Complexo Arqueológico de Sillustani

A 34 km ao norte de Puno (35 minutos de carro). Este complexo está situado às margens da lagoa de Umayo. É famoso pelas chullpas, que são torreões circulares de pedra levantados para abrigar os restos funerários das principais autoridades dos antigos povoadores do Collao. Algumas atingem até 12 metros de altura e se caracterizam por terem a base menor que a parte superior. Perto deste complexo arqueológico está o Museu de Sitio, com a exposição de diversas peças das culturas Colla, Tiahuanaco e Inca.

Clima

O clima é frio e semi-seco. A temporada das chuvas inicia em outubro e termina em abril. A temperatura média anual máxima é de 14°C e a mínima de 3°C.

Chiclayo (Senhor de Sipán) - Lambayeque (Norte)


Chiclayo, capital do departamento Lambayeque e da província de Chiclayo, tem cerca de 577 mil habitantes. Nessa província, em novembro de 2007, foi descoberto um templo e um mural com cerca de 4000 anos. Segundo um dos arqueólogos que anunciou a descoberta, trata-se de elemento novo da pré-história da região da costa norte do Peru. O mural é feito com pedras coloridas, com grande efeito estético.
Rodeada por férteis vales e cercada pelo mar, Chiclayo, é o ponto de confluência comercial entre a costa, serra e selva norte. Estas terras foram berço da cultura Mochica, que se desenvolveu entre os séculos I e VII d. C., e por isso atualmente Lambayeque é um dos destinos arqueológicos mais interessantes do país. Em 1987 descobriram-se as célebres tumbas reais de Sipán, tumbas de importantes senhores Mochica. Além do sítio arqueológico de Sipán, pode ser visitado o moderno Museu das Tumbas Reais do Senhor de Sipán, que com uma moderna arquitetura, possui uma coleção de objetos arqueológicos de ouro, prata e cobre, provenientes da tumba do Senhor de Sipán, encontradas nas escavações. 
Lambayeque também conta com uma das melhores cozinhas do país; o delicioso arroz com pato disputa com o cebiche numa forte concorrência e os convidados são sempre os que ganham com isso.

Distâncias
Lima: 770 km pela Carreteira Panamericana Norte (10h de carro)
Aérea: Lima (1h aproximadamente)

Altitude acima do nível do mar
Capital Chiclayo: 29m
Mínima: 4m (Pimentel)
Máxima: 3078m (Incahuasi)

Clima

A cidade de Chiclayo tem um clima árido e semi-cálido com uma temperatura média anual máxima de 26,2°C e uma mínima de 17,3°C. Quando se apresenta o Fenômeno de El Niño o clima varia, aumenta o nível de precipitações e a temperatura pode subir.

Trujillo (Norte)

Trujillo, no litoral norte do Peru, é a maior cidade do norte do país, capital do departamento La Libertad e da província de Trujillo. Tem cerca de 747 mil habitantes e uma longa história e é conhecida como a cidade da eterna primavera pelo seu clima privilegiado e seu ambiente festivo. A região foi habitada por duas importantes civilizações do antigo Peru, Mochica e Chimú e foi, posteriormente, uma importante cidade do vice-reinado. Entre suas inumeráveis atrações arqueológicas está Chan Chan, a maior cidadela de barro da América e antiga capital Chimú, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1986. Também se destacam as impressionantes huacas, sepulturas dos antigos índios, a Huaca do Sol e da Lua construídas pelos Mochicas, que medem mais de 20m, e o complexo El Brujo, adornado com impressionantes figuras de bailarinos e guerreiros. Além disso, a cidade conta com uma esplêndida arquitetura colonial.

Distâncias Lima:
560 km pela estrada Carretera Panamericana Norte (8 horas de carro aprox.)
Aérea: Lima - 45 a 50 minutos aproximadamente

Altitude acima do nível do mar:
Capital Trujillo: 34m
Mínima: 3m (Salaverry)
Máxima: 4.008m (Quiruvilca)

Clima

A cidade de Trujillo caracteriza-se pelo seu clima árido e semi-cálido, com uma temperatura média máxima de 22,7°C  e uma mínima de 15,8°C com ausência de chuvas durante todo o ano. No entanto, quando se apresenta o fenômeno de El Niño, o clima varia, aumenta o nível de precipitações e a temperatura pode elevar-se.


Fonte:
PromPerú - Comisión de Promoción del Peru - http://www.peru.info
Instituto Nacional de Recursos Naturales – INRENA http://www.inrena.gob.pe/index_inicio.htm
Wikipédia

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página