Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais e Práticas - Pantanal

Introdução

O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (chamado de chaco boliviano). É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

Onde fica

No estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, região centro-oeste do Brasil.

Como Chegar

Dependendo do roteiro, voando para Cuiabá (MT) ou Campo Grande (MS), onde o transfer estará lhe aguardando para levá-lo até o seu destino.

Dados Gerais do Pantanal

Área 138.183 km²

Clima

Janeiro/ Fevereiro/ Março: Chuvas intensas com aproximadamente três horas de duração, permitindo atividades e passeios. Nesta época a maior parte do Pantanal fica submersa e utiliza-se mais o transporte de barco para as opções de passeios. A vegetação recuperada oferece ao visitante deslumbrantes paisagens. Os mamíferos são obrigados a se refugiar em áreas mais altas denominadas cordilheiras dificultando a sua observação. Nesta época faz muito calor e há maior concentração de mosquitos.

Abril/ Maio/ Junho: Vazante (transição da cheia para seca). Em seu retorno ao leito dos rios as águas deixam para trás grandes lagoas e poças d’água onde milhares de peixes ficam presos, atraindo conseqüentemente centenas de pássaros que vêm em busca da farta alimentação emoldurando o cenário com grandes revoadas e colorindo as barrancas dos rios e baias com seus extensos dormitórios. Começa a dança do acasalamento entre as aves aquáticas e a formação dos ninhais. E também, para participar do grande banquete, aparecem grandes concentrações de répteis, onde impera o jacaré.

Julho/ Agosto/ Setembro: Excelente período para observação da vida selvagem, os rios encolheram, voltando ao seu leito, revelando verdejantes planícies que formam vastas pastagens onde os mamíferos se alimentam e saciam a sede nas poças remanescentes. Começa também a eclosão dos ninhais com milhares de filhotes e seus gorjeios famintos. Registramos a partir de Agosto, a florescência dos ipês e cambarás, que colorem de roxo, amarelo e lilás campos e banhados.

Outubro/ Novembro/ Dezembro: Preparação da saída das aves dos ninhais e retorno das aves migratórias. Início da piracema (movimento dos peixes em direção as nascentes para a desova) e o recomeço da formação da cadeia alimentar. Favorável para observação de mamíferos, flores nos aguapés, e magníficas tardes com pôr-do-sol de beleza indescritível.

Melhor Época

Em qualquer época do ano pode-se visitar o Pantanal, tendo cada época do ano suas peculiaridades, conforme indicado no item CLIMA

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página