Receba NotíciasHome
 

Informações Adicionais para a Viagem
Ilhas Lofoten em Grupo e observação da Aurora Boreal

Introdução

O arquipélago de Lofoten está localizado na costa norte do país, nas águas do Mar da Noruega, dentro dos limites do Círculo Polar Ártico, um cenário deslumbrante formado por montanhas, baías, ilhas e fiordes. Essa impressionante geografia local, banhada pela luz magnífica daquelas latitudes, é fonte de inspiração para viajantes, artistas e fotógrafos. Lofoten foi palco de antigos assentamentos vikings, e as pequenas e típicas vilas pesqueiras encantam por seu aspecto cênico, sua simplicidade e por seu engajamento pela preservação da história e da natureza.

A gastronomia, outro destaque, segue pelo caminho da sustentabilidade e celebra as tradições da culinária norueguesa do norte, o conhecido Arctic Meny. Nossa jornada por estas paisagens incomuns sairá no encalço da aurora boreal, em excitantes jornadas noturnas. A aurora boreal é seguramente um dos mais espetaculares fenômenos naturais observáveis desde nosso planeta, e historicamente tem múltiplos significados para diferentes povos, tais como alertas divinos, prenúncios e prognósticos celestiais. Para os lapões, que vivem no continente, ainda mais ao norte de Lofoten, as luzes bruxuleantes no céu são uma forma de manifestação dos antepassados.

O Especialista que acompanha a viagem:


Johnny Mazzilli
Fotógrafo, viajante profissional, travel writer e editor. Visitou 53 países, alguns deles várias vezes. Esteve 18 vezes na Noruega, país que conhece melhor que o Brasil. Publicou quase duas centenas de artigos de turismo, lifestyle, gastronomia e de cunho cultural em revistas no Brasil e no exterior. Atualmente, é editor do Clube Paladar, uma publicação do Estadão voltada para vinhos, gastronomia e viagens.

Melhor Época

Entre o fim de setembro e o fim de março, a noite cobre o céu do início da tarde até o fim da manhã. Essa é a melhor época para ver a aurora boreal nesta região, com maior probabilidade e intensidade entre os meses de novembro e março. A grande vantagem de visitar a região em Novembro e Março, é que além da caçada à aurora boreal, pode-se realizar atividades diurnas, como as que incluímos neste roteiro.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Sobre a Observação da Aurora Boreal


Duração
Todas as noites ou quase todas as noites, em número de horas que dependerá de circunstâncias climáticas imediatas e da ocorrência de auroras boreais.

Nós vamos até ela
A vigília, caçada e observação da aurora boreal é a atividade mais fascinante e envolvente da viagem, o seu ápice. Ela demanda que estejamos posicionados e atentos no lugar certo e na hora certa, através de monitoramento do clima e de serviços de aurora boreal forecast.

Instabilidade climática
Há dias em que o clima muda constantemente e, muitas vezes, radicalmente naquelas latitudes, com massas de nuvens e ou neve que entram e se dissipam em poucos ou muitos minutos, enquanto em áreas próximas o clima está aberto e vice-versa, o tempo todo em constante mutação. O céu se abre e fecha sem parar. Mas há também dias e noites de quietude, céu estável e pouco ou nenhum vento.

As saídas são noturnas
Para avistar a aurora boreal, é preciso dirigir noite adentro, para as áreas abertas e escuras, de onde se tem muito mais acuidade visual. E o que não falta em Lofoten são vastas áreas abertas e escuras, onde a aurora compõe com o céu, o mar, a luz das vilas distantes e as montanhas nevadas cenários perfeitos para a contemplação e a fotografia. Nós sairemos todas as noites ou quase todas as noites, a depender das circunstâncias climáticas, em busca da aurora boreal.

Um fenômeno natural e, portanto, inconstante
Há um ponto que é necessário esclarecer: a aurora boreal é um fenômeno natural, que pode ou não acontecer. A probabilidade de avista-la é bem maior do que a de não avistá-la, mas pode acontecer, eventualmente, do clima não permitir por uns dias e noutros dias a aurora não comparecer. Essa situação é a hipótese menos provável, e nos últimos tempos, a atividade solar está em alta, mais auroras estão ocorrendo e mais intensas. Elas são praticamente imprevisíveis: podem surgir num ponto do céu e se apagar rapidamente, ou podem durar bastante tempo, podem sumir de um quadrante celeste e ressurgir noutro.

Visto

Brasileiros estão isentos de visto a turismo para permanência de até 90 dias.
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de outros vistos.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página