Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais e Práticas - Fernando de Noronha

Introdução

Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha é um Arquipélago pertencente ao Estado de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal.
O Arquipélago formado pelo topo das montanhas de uma cordilheira de origem vulcânica, com sua base localizada há cerca de 4.000m de profundidade, está isolado no Oceano Atlântico, é constituído por 21 ilhas, rochedos e ilhotas com um total aproximado de 26 km². O arquipélago abriga excepcionais belezas naturais que tem se mantido preservadas e isoladas desde seu descobrimento pelos navegadores portugueses em 1503.
Sua ilha principal, Fernando de Noronha, possui 17 km², com cerca de 10 km de comprimento e 3,5km de largura máxima. Seu perímetro é de, aproximadamente, 60 km. É acidentada, com diversas elevações, destacando-se o Morro do Pico, com 323m de altura, entre outros. É na Ilha de Fernando de Noronha que estão os sítios históricos, como a Vila dos Remédios, as vilas residenciais, o Aeroporto, a Escola, o Hospital e a infraestrutura turística. Parte dessa ilha é Parque Nacional Marinho desde 1988.
Noronha exibe fantásticas praias desertas, trilhas em meio à vegetação e um mar com visibilidade de mais de 40m, riquíssimo em peixes multicoloridos. As ameaçadas tartarugas-marinhas escolheram Noronha para desova e alimentação e os golfinhos rotadores, para descanso e acasalamento. Noronha é repleta de belezas naturais e oferece muitas atividades aos visitantes.

Onde fica

No Oceano Atlântico, distante 545 km da capital Recife (Pernambuco) e 360 km de Natal (capital do Rio Grande do Norte).

Como Chegar

Voando para Fernando de Noronha, onde o transfer estará lhe aguardando para levá-lo até o hotel.
Recife (capital do Pernambuco), tem melhores conexões aéreas que Natal.

Dados Gerais de Fernando de Noronha

População estimada: 2.930 habitantes em 2015 (fonte IBGE)

Clima

O clima é tropical e basicamente tem duas estações:
Seca: Setembro a Fevereiro
Chuvosa com precipitações ocasionais: Março a Agosto (dependendo da chuva, conte com lama nas trilhas)

A temperatura média é de 28º C e há uma brisa constante. Os meses de janeiro, fevereiro e março os mais quentes. A umidade relativa do ar está em torno de 81,5 %, com pouca variação, em face das características da ilha. A insolação máxima em novembro e mínima em abril. Há uma brisa constante e a noite um agasalho pode ser necessário.

Melhor Época

O alinhamento do eixo maior da ilha é Sudoeste - Nordeste.
O de Mar de Dentro, voltado para o Caribe e Atlântico Norte, está protegido dos ventos e é mais calmo a maior parte do ano, exceto em janeiro e fevereiro quando a temporada de temporais no Atlântico Norte geram um "swell" intenso que acaba turvando um pouco mais a água, gerando grandes ondas, boa para a temporada de Surf  de Dezembro a Março.
Já o Mar de Fora, aponta para o Atlântico Sul, no sentido Sudeste e de frente para os ventos alísios, que sopram quase o ano todo.

Em qualquer época do ano pode-se visitar Fernando de Noronha.
O Mar de Dentro, onde o mar é mais calmo, é mais tranquilo de abril a novembro e normalmente tem algumas ondas de dezembro a março.

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a mais em relação ao horário oficial de Brasília. Não possui horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página