Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Costa Rica

Introdução

Com uma área equivalente ao estado do Rio Grande do Norte ou pouco menos de 20% do estado do Rio Grande do Sul, a Costa Rica é um dos mais procurados destinos para os amantes do ecoturismo. Constituída por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste a sudeste, o país é recheado de vulcões, alguns dos quais ativos. Sua área equivale a apenas 0,03% da superfície do planeta, no entanto, mais de 25% de seu território está protegido sob diferentes formas de conservação. O país dividido em 07 províncias, abriga 20 parques naturais, 8 reservas biológicas e uma série de áreas protegidas que cativam os amantes do ecoturismo (dados 2008). A oferta de passeios é enorme e variada. A riqueza da Costa Rica também reside na diversidade cultural de seu povo. Ao longo da história, a população indígena de origem pré-hispânica recebeu inúmeros imigrantes que se instalaram no país. Os “Ticos”, como são conhecidos os costa-riquenhos, são um povo hospitaleiro e se orgulham de ser uma democracia sem exército, abolido em Dezembro de 1948.

Onde fica

Na América Central, limitada ao norte pela Nicarágua, a leste pelo Mar do Caribe, ao sul pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico.

Como Chegar

Voando para a capital San Jose, onde nosso transfer estar á lhe aguardando para levá-lo até sua hospedagem.

Dados Gerais

Nome oficial: Republica da Costa Rica
Capital: San Jose (pouco menos de 300.000 habitantes))
Idioma Oficial: Espanhol
Moeda: Colon
Dimensões: 51.000 km2
População: cerca de 4,9 milhões de habitantes

Clima e Melhor Época

Clima Tropical. Oficialmente, a Costa Rica possui duas estações: seca, de dezembro a abril, e chuvosa, de maio a novembro. Na prática no entanto, como dizem os guias locais do país em tom de brincadeira, existe uma estação de “chuva” e outra de “menos chuva” (a “supostamente” seca). Sendo assim, venha preparado para se molhar um pouco em qualquer época do ano. De dezembro a abril há chances de manter-se seco por vários dias, dependendo da região visitada. Na época da chuva os bosques estão ainda mais luxuriantes e há bem menos turistas visitando o país.
A temperatura média é de 22ºC, com elevação acentuada nas zonas costeiras e mais baixas na altitude.
Devido as curtas distâncias entre os destinos deste pequeno país, pode passar-se pelas quatro estações do ano num só dia.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

03 horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Dinheiro e a$$untos afin$

A moeda oficial é o Colon, porém US$ (dólares americanos) e cartões de créditos são bem aceitos em praticamente todos os lugares.
Ao comprar ou separar dólares para sua viagem, verifique o ano e número de série e se serão aceitas em seu destino, pois em razão da frequente falsificação da moeda americana, algumas cédulas poderão ser recusadas. Cédulas antigas não são aceitas em quase nenhum país, exceto Estados Unidos.

Segurança

Como em todos os países em desenvolvimento, convém ter os mesmos cuidados que você tem no Brasil, principalmente nas grandes cidades como San Jose.

A capital San Jose, Vale Central e Vulcão Poás

O Vale Central é o mais densamente povoado, abrigando 25% da população do país, além de ser a região economicamente mais produtiva. Abriga as quatro mais importantes cidades do país: a capital San Jose, portão de entrada do país para os estrangeiros, Cartago, Heredia e Alajuela. A temperatura média no vale é de 24ºC durante todo o ano e a altitude varia entre 600 a 1500m. Na capital recomendamos um passeio pelo centro da cidade para conhecer o Teatro Nacional e o Museu do Ouro. Se o seu tempo disponível para conhecer a Costa Rica é curto, fique apenas 1 dia em San Jose.

Vulcão Poás

Um dos mais espetaculares vulcões ativos do país, suas erupções são conhecidas desde pelo menos 1747, sendo a de 1910 uma das maiores, com uma nuvem de cinzas que elevou-se até 8 mil metros. De fácil acesso até sua cratera, é um dos mais visitados do país. Sua altitude máxima é de 2708m.
A cratera principal tem 300m de profundidade e um diâmetro de cerca 1,5 km e se conserva ativa com pequenas emissões de gases e uma lagoa ácida. As últimas erupções significativas foram de 1952 a 1954.

Região Norte

A região Norte abrange uma vasta área e oferece uma grande quantidade de atividades ao visitante. Sarapiquí, La Fortuna e Monteverde, pertencem à Região Norte, uma das favoritas dos amantes do ecoturismo. Estão disponíveis na região atividades como a tirolesa (canopy), andar de bicicleta, caminhadas em trilhas naturais, banhos em águas termais, ver paisagens impressionantes e observar a abundante vida silvestre.

La Fortuna

La Fortuna, uma cidade com boa infraestrutura hoteleira, está associada principalmente ao vulcão Arenal. Em La Fortuna pode-se fazer canopy, visitar o Vulcão Arenal e no final da tarde, relaxar nos banhos termais.

Vulcão Arenal

Situado dentro do Parque Nacional Vulcão Arenal, a cerca de 17 km a oeste de La Fortuna, o Arenal é o mais jovem e mais ativo vulcão da Costa Rica, e um dos mais ativos do mundo. Sua altitude é 1657m e em noites claras é possível avistar a lava descendo suas encostas. O vulcão se manteve adormecido por mais de 400 anos até que em 1968 irrompeu com tal força, que perdeu todo lado ocidental da montanha, criando 3 novas crateras. As aldeias de Pueblo Nuevo, Tabacon e San Luis foram destruídas e 78 pessoas perderam a vida. Desde então, o Arenal tem estado ativo com pequenas e diárias emissões de materiais piroplásticos, uma combinação de rocha quente com gases que podem viajar até 80 km por hora. O Arenal é constantemente monitorado.

Termas

No final da tarde, uma excelente opção em La Fortuna é relaxar nas piscinas naturais de águas termais.

Sarapiquí

Sarapiquí é bem conhecida por ser uma das áreas com maior biodiversidade na Costa Rica e por ser uma das preferidas dos amantes da aventura. Sua terra é muito fértil devido ao Rio Sarapiquí que irriga a região.

Monteverde

Fundada nos anos 50 por um grupo de Quakers provenientes dos Estados Unidos, Monteverde vem ganhando fama internacional como um santuário de vida silvestre na região. A partir de Monteverde partem passeios para realização de tirolesa (canopy), caminhadas em pontes suspensas, trilhas no bosque e no final de tarde, na cidade, uma visita ao ranário e um jantar na avenida principal.

Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde
Para conhecer um pouco do bosque, nada como uma caminhada através de sua rede de trilhas, acompanhada de um guia especialista. A reserva tem uma extensão de 10.500ha e conta com cerca de 400 espécies de aves, mais de 100 espécies de mamíferos, 120 espécies de anfíbios e répteis e aproximadamente 2.500 espécies de plantas. Apesar de haver uma estação seca e outra chuvosa na reserva, a região mais alta tende a ter muita chuva durante todo o ano.

Canopy (Tirolesa)
Visitar a Costa Rica e não fazer ao menos um “canopy”, definitivamente seria uma pena. São dezenas espalhados pelo país, desde pequenas distâncias e alturas, ao frenético SkyTrek ou Selvatura em Monteverde. São centenas de metros de cabos interligando dois pontos através dos quais nos deslocamos sem nenhum esforço. Em alguns lugares onde o canopy é realizado, o esforço físico é necessário para chegar aos locais do canopy, porém o canopy em si, pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha um pouco de espírito de aventura e procura pela sensação de voar por entre as árvores. Em Monteverde estão as tirolesas com maior distância entre um ponto e outro e também maior altura. Uma experiência inesquecível.

Pontes Suspensas
O Sky Walk em Monteverde permite desfrutar de uma combinação de trilhas e pontes suspensas, com distâncias de 300m e altura acima do dossel da floresta. Durante o passeio, acompanhado sempre por um guia especializado, é possível observar a magnífica floresta nebular da Costa Rica, de perto e do alto, avistando o dossel das árvores sob nossos pés. A experiência é imperdível e acessível para qualquer pessoa com condições de caminhar por cerca de 2 a 2h30.

Tour De Café
A Costa Rica é exportadora de café e suas plantações podem ser visitadas através de um tour guiado. O tour nos conta e mostra em poucas horas a história do café, desde sua origem, cultivo, colheita até a degustação no final. O passeio é interessante e preenche bem o tempo livre, se for o seu caso. E sim, o Brasil exporta muito mais café, mas isso está longe de significar que você já visitou alguma plantação, certo?

Refugio de Vida Silvestre Caño Negro

Localizado no norte do país, próximo à Nicarágua, Caño Negro é um vasto complexo de áreas inundadas e tem grande importância por abrigar grande quantidade de espécies migratórias e em vias de extinção. Além disso, propicia um habitat ideal para reprodução de aves.

Parque Nacional Carara

Conhecido como um dos mais belos parques nacionais da Costa Rica, Carara fica a duas horas da capital San. Localizado na costa do Pacífico, este parque nacional é uma zona de transição ecológica muito importante.
O parque de 5.242 hectares, possui uma incrível diversidade de flora e fauna e abriga diversos ecossistemas como banhados, lagoas e matas de galeria. Entre os espécimes encontrados estão macacos, jacarés, tatus, queixadas, veados de cauda branca, aves aquáticas, gambás, preguiças, iraras, felinos como o maracajá, onça-pintada e jaguatiricas. Com uma enorme diversidade de árvores, este parque nacional possui dez das árvores menos comuns no país.Há também uma série de sítios arqueológicos pré-colombianos que datam de 2.000 anos, encontrados no parque.

Documentação de viagem

 

Vacinas contra febre amarela: obrigatória

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página