Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Patagônia Argentina e Chilena

Introdução

A Patagônia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. Para o oeste está limitada pelo mar do pacífico, de norte a sul é cortada a Cordilheira dos Andes, para o leste limita-se a Costa Atlântica, e para o sul, chega-se até a Ilha Grande da Terra do Fogo.
Uma conjunção perfeita de lagos, rios, montanhas, vales e estepe infinito, uma eterna sucessão de imponentes paisagens, o contato com a natureza na sua máxima expressão e a possibilidade de praticar uma enorme quantidade de atividades que satisfazem as expectativas tanto das almas mais intrépidas como das mais contemplativas, fazem da Patagônia um destino inesgotável, um lugar único onde a natureza desvenda seus segredos e manifesta sua grandeza em todo o seu esplendor.

Patagônia Argentina


Este vasto território, formado pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego, divide-se basicamente em Patagônia Andina e Atlântica. Conta com uma superfície de 930.731 Km² e uma população total de cerca de 2.037.545 habitantes.

El Calafate

Situada na margem sul do Lago Argentino, é a capital nacional dos glaciares e ponto de partida para explorar esta região e o Parque Nacional Los Glaciares. A cidade possui boa infra-estrutura turística com pitorescas edificações e jardins floridos.

Onde fica

No sudoeste argentino, distante cerca de 3000km da capital Buenos Aires e 315 km de Rio Gallegos (capital da província de Santa Cruz).

Como Chegar

Voando para El Calafate, onde o transfer estará lhe esperando para levá-lo ao seu hotel.

Algumas Distâncias

  • Buenos Aires: 3000 km
  • El Chaltén: 220 km
  • Rio Gallegos: 315 km
  • Ushuaia: 1101 km
  • Bariloche: 1667 km
  • Puerto Madryn: 1732 km
  • Parque Nacional Torres del Paine (Chile): 240 km
  • Punta Arenas (Chile): 525 km
  • Puerto Natales (Chile): 335 km

Clima

O clima da região é temperado úmido. A temperatura média anual é de 7,5°C, sendo que no inverno a média é de 0,6°C e no verão de 13,4°C.

Melhor Época

A  melhor época vai de início de outubro (primavera) até abril (outono), época propícia para os passeios ao ar livre de verão, quando os dias são mais longos, ensolarados, e a chance de chover é menor.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Terra do Fogo e Ushuaia

Há quase 500 anos, um grupo de exploradores do Velho Mundo avistou as costas de uma terra desconhecida. Fogos dispersos e colunas de fumaça das fogueiras dos nativos pareciam boiar sobre as águas, no nevoeiro do amanhecer. Possivelmente foi o que deu nome a região. Uma região com vastas áreas de bosques e turfeiras sobre um relevo montanhoso. O Arquipélago é formado pela Ilha Grande da Terra do Fogo e centenas de ilhotas e ilhas menores até a latitude do Cabo Horn no sentido Sul. A Ilha Grande da Terra do Fogo é a maior da América do Sul e se divide em duas partes, sendo a parte oeste chilena e a parte leste, argentina. Entre a grande variedade de espécies de aves da região estão os pinguins, albatrozes, petréis, gaivotas, andorinha-do-mar, cormorões, ostreiros, praieiros, patos, cada uma de elas em seu hábitat, somando aproximadamente duzentas espécies. Dos mamíferos terrestres nativos, destaca-se o guanaco, a raposa vermelha, roedores como o tuco-tuco e pequenos ratos de campo. Em relação aos mamíferos marinhos, em todo o Mar Argentino que circunda a Ilha Grande e a Península Antártica, são avistados com maior frequência diversas espécies de lobos marinhos, golfinhos (incluída a orca), toninhas, baleias e focas. Ainda, ao longo das costas do Canal Beagle vive a nutria marinha, espécie ameaçada de extinção, segundo a Lista Vermelha de Mamíferos Argentinos e vulneráveis segundo a UICN.

Onde fica

No Sul da Argentina e ao sul do Estreito de Magalhães. A ilha principal tem como limites o Estreito de Magalhães no Norte, o meridiano 68º 36' no Oeste, o Mar Argentino ao leste e uma linha imaginaria, aproximadamente equidistante de ambas as costas do Canal Beagle no Sul, que inclui o Arquipélago da Ilha de los Estados.

Como Chegar

Voando para Ushuaia, onde o transfer estará lhe esperando para levá-lo ao seu hotel.

Algumas Distâncias

  • Río Gallegos: 584 km
  • Punta Arenas (Chile:620km
  • El Calafate: 887 km
  • Antártida: 1.000 km
  • Puerto Madryn; 1.695 km
  • Buenos Aires: 3.260 km
  • Mendoza: 3.451 km
  • Pólo Sul:4.000 km

Clima

O clima da região é temperado frio, úmido e sem uma estação seca, com precipitação media anual de 700mm, sendo o outono o período com mais chuva. A influência do mar  e a incidência dos ventos procedentes do oeste determinam um clima uniforme durante todo o ano. As temperaturas médias são baixas, no inverno mantém-se em cerca 0ºC e no verão por volta de 10ºC.

Melhor Época

No verão. Em pleno verão a luz do sol perdura por mais de 17 horas ao dia, enquanto no inverno a luz natural (não o sol direto) apenas se mantém durante 7 horas. Em dezembro e janeiro, é comum aproveitar o dia ao máximo e quando você sentir fome vai perceber que falta muito pouco para a meia-noite e ainda o sol está irradiando luz. Pelo contrário, no inverno clareia tarde pela manhã e ao redor das 17:30 h já começa a anoitecer. Este fenômeno produzido pela latitude, motivo para celebrar a Festa Nacional da Noite mais Longa.

Para os amantes da neve, há passeios específicos ao ar livre no inverno, como motos de neve, caminhadas com raquetes na neve e outros. Para estes, a melhor época vai de final de Junho ao final de agosto.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

 

Patagônia Chilena e Torres del Paine

Introdução

Aqui encontram-se os últimos campos de gelo continental do Chile, testemunhas silenciosas da última era glacial. Na Patagônia Chilena está o Parque Nacional Torres del Paine, uma das regiões mais visitadas por turistas estrangeiros, declarado Reserva da Biosfera Mundial.
O Parque Nacional Torres del Paine, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, possui uma enorme beleza natural e muitas trilhas que podem ser percorridas para que se conheça melhor a região. Sua área de 242.000 hectares e altitude que varia de 50 a 3050 metros, abriga desde os pampas aos bosques magalhânicos, lagos e lagoas com geleiras impressionantes, rodeados por gigantescas rochas que caracterizam a silhueta das Torres del Paine. As florestas de “lenga e nirre” dão abrigo ao huemules, condores, ñandus e guanacos.

Onde fica

O Parque Nacional Torres del Paine está no sul do Chile, a 3.090 km ao sul da capital Santiago, 393km de Punta Arenas (aeroporto mais próximo) e a 147km de Puerto Natales (portão de entrada para o parque), no caminho entre Punta Arenas e o parque. De Punta Arenas a Puerto Natales são 246km.
Para quem vem da Patagônia Argentina, o Parque está a 394km de El Calafate

Como Chegar

Voando para Punta Arenas, onde o transfer estará lhe aguardando.
Se o seu objetivo é conhecer bem o Parque Nacional Torres del Paine, não recomendamos hospedar-se em Puerto Natales, que dista 147km do parque; fique em hotel no próprio parque, tal como oferecemos.

Clima

Devido a baixa altitude e à proximidade do mar, Torres del Paine goza de um micro-clima, permitindo agradáveis temperaturas e baixo nível de precipitação. Ainda assim, é preciso estar preparado para tudo, inclusive para sentir as quatro estações num só dia.
A temperatura máxima atinge 20°C no verão e cai para abaixo de 0°C no inverno. A sensação térmica causada pelo vento pode dar a impressão de uma temperatura 6 ºC abaixo da real.

Melhor Época

O Parque está aberto o ano todo, porém a melhor época vai de início de outubro até abril, época propícia para os passeios ao ar livre, quando os dias são mais longos, ensolarados, e a chance de chover é menor.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página