Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Pantanal e Chapada dos Guimarães

Introdução

Pantanal: O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um ecossistema com 250 mil km² de extensão, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (chamado de chaco boliviano). É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. O nome complexo vem do fato de a região ter mais de um Pantanal dentro de si. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.

Chapada dos Guimarães: Paredões de arenito vermelho-alaranjado com canyons, cavernas e cachoeiras, combinam de forma graciosa, o relevo da região. Suas cachoeiras de águas cristalinas, córregos, formações rochosas cobertas pela vegetação do Cerrado, dão ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães uma paisagem de rara beleza. A Chapada dos Guimarães tem entre seus principais atrativos, cachoeiras como o Véu da Noiva, (com uma queda de 86m de altura), da Prainha e das Andorinhas, além de belíssimas formações rochosas como a Cidade de Pedra, Casa de Pedra, Pedra Furada, Cogumelo de Pedra e a Arca de Noé, que representam com propriedade a riqueza natural da região.

Onde fica

No estado do Mato Grosso região centro-oeste do Brasil.

Como Chegar

Voando para Cuiabá (MT), onde o transfer estará lhe aguardando para levá-lo até o seu destino.

Clima


PANTANAL

Janeiro/ Fevereiro/ Março:
Chuvas intensas com aproximadamente três horas de duração, permitindo atividades e passeios. Nesta época a maior parte do Pantanal fica submersa e utiliza-se mais o transporte de barco para as opções de passeios. A vegetação recuperada oferece ao visitante deslumbrantes paisagens. Os mamíferos são obrigados a se refugiar em áreas mais altas denominadas cordilheiras dificultando a sua observação. Nesta época faz muito calor e há maior concentração de mosquitos.
Abril/ Maio/ Junho: Vazante (transição da cheia para seca). Em seu retorno ao leito dos rios as águas deixam para trás grandes lagoas e poças d’água onde milhares de peixes ficam presos, atraindo conseqüentemente centenas de pássaros que vêm em busca da farta alimentação emoldurando o cenário com grandes revoadas e colorindo as barrancas dos rios e baias com seus extensos dormitórios. Começa a dança do acasalamento entre as aves aquáticas e a formação dos ninhais. E também, para participar do grande banquete, aparecem grandes concentrações de répteis, onde impera o jacaré.
Julho/ Agosto/ Setembro: Excelente período para observação da vida selvagem, os rios encolheram, voltando ao seu leito, revelando verdejantes planícies que formam vastas pastagens onde os mamíferos se alimentam e saciam a sede nas poças remanescentes. Começa também a eclosão dos ninhais com milhares de filhotes e seus gorjeios famintos. Registramos a partir de Agosto, a florescência dos ipês e cambarás, que colorem de roxo, amarelo e lilás campos e banhados.
Outubro/ Novembro/ Dezembro: Preparação da saída das aves dos ninhais e retorno das aves migratórias. Início da piracema (movimento dos peixes em direção as nascentes para a desova) e o recomeço da formação da cadeia alimentar. Favorável para observação de mamíferos, flores nos aguapés, e magníficas tardes com pôr-do-sol de beleza indescritível.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Semi-úmido, com temperatura média anual de 24ºC, com máximas de 30ºC e mínimas de 18ºC. A época chuvosa acontece entre os meses de dezembro e abril. 

Melhor Época

Pantanal: em qualquer época do ano, tendo cada época do ano suas peculiaridades, conforme indicado no item CLIMA
Chapada dos Guimarães: De maio a setembro, quando há sol o dia inteiro e as trilhas tornam-se completamente acessíveis.

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

01 hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página