Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Escalada do Monte Elbrus

Introdução

O Cáucaso, uma linda cadeia de montanhas de 1100 km situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, está se tornando destino popular entre montanhistas do mundo inteiro. Isso se deve à sua beleza natural e à sua característica mais marcante: uma cadeia de montanhas pouca explorada e conhecida.
Da cidade de Mineralnye Vody (Água Mineral, em russo), partimos pelo vale do rio Baskan até um vilarejo aos pés dos Cáucaso, chamado Terskol (2150). De lá, já podemos avistar o gigante de dois cumes, rei dos Cáucaso, o Monte Elbrus. Seus dois cumes, Leste (5622 m) e Oeste (5642 m) reinam incólumes ao topo de suas escarpas nevadas.
O Monte Elbrus, maciço gigante de rocha e gelo, é um vulcão extinto e, por isso, suas escarpas são de inclinação suave, não apresentando dificuldades técnicas para sua ascensão. Porém, sua subida requer um bom preparo físico devido às distâncias percorridas, tanto para as caminhadas de aclimatação quanto para o tão sonhado cume Oeste.
Nesta viagem, caminharemos por algumas gargantas do vale do rio Baskan, exploraremos alguns cumes e pequenos glaciares e teremos a grande chance de pisar no ponto mais alto do continente europeu.

O Guia desta Viagem: Agnaldo Gomes

Agnaldo Gomes é formado em Geografia pela PUC - São Paulo. É guia de montanha há 15 anos e pratica esportes outdoor há 25. A paixão pelas montanhas nasceu nas aulas de Geografia, quando cursava o ensino médio e, desde então, o amor pelas montanhas e a necessidade de estar ao ar livre somente aumentou. Tem em seu currículo expedições em alta montanha, travessias de bicicleta e caiaque oceânico.

Em 1990 fez sua primeira expedição em altitude, no Aconcágua, na Argentina. Realizou cursos de escalda em rocha, gelo e primeiro socorros. 
Participou e liderou expedições nas montanhas mais altas de vários países, entre elas o Aconcágua, na Argentina, Huascaran e Pisco, no Peru, Cotopaxi, Illiniza e Chimborazo, no Equador, Huyana Potosi, Pequeno Alpamayo, Illimani e Sajama, na Bolívia, Elbrus, na Rússia, Kilimanjaro, na Tanzânia e o Island Peak, no Nepal. Em setembro de 2013 participou de uma expedição ao Cho Oyu, a sexta mais alta montanha do planeta, com 8201 metros, localizado na fronteira do Nepal com o Tibete. Alcançou o cume no dia primeiro de outubro e se tornou um dos poucos alpinistas brasileiros a ter escalado uma montanha com mais de 8000 metros. Atualmente divide seu trabalho administrando sua empresa e trabalhando como guia para a Morgado Expedições. Como próximos desafios, Agnaldo tem a escalada do Pico Muztagata, com 7546 metros, no noroeste da China, o Ama Dablam, no Nepal, o McKinley, no Alasca, considerada a montanha mais fria do mundo, e o Monte Everest, no Nepal, com 8850 metros de altitude e ponto culminante do planeta.

Importante: Por motivos alheios à vontade de todos os envolvidos, este(a) guia poderá ser substituído por outro especialista da mesma equipe.

Onde fica

O Monte Elbrus está localizado na parte ocidental da Cordilheira do Cáucaso, na Rússia, próximo à fronteira com a Geórgia.

Como Chegar

Voando para São Petersburgo na Rússia.

Clima

Nas montanhas temos uma variação bastante grande de temperatura dependendo da altitude. Iniciaremos nossa aclimatação com caminhadas pelos vales com temperaturas ao redor de 15 a 20 graus. Na montanha teremos temperaturas de 10 graus positivos até 20 graus negativos (sensação térmica, ou seja, a combinação de temperatura real com o vento).

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

6h a mais em relação ao horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Grau de Dificuldade

O grau de dificuldade de uma trilha é bastante subjetivo. O que é uma trilha fácil para um é impossível para outro dependendo da forma física, experiência, idade e mais do que tudo motivação. 
Os dias de aclimatação não serão difíceis, mas os dias na montanha serão longos, um com ao redor de 400 metros e o outro com 1000 metros de subida e de descida. Não é necessária experiência prévia no uso de crampons e piolet e um pequeno treinamento será dado na montanha.
Como resumo, podemos dizer que uma pessoa saudável, em bom estado de preparo físico poderá fazer esta montanha sem maiores problemas. Caminhadas, bicicleta e aparelhos como step nas academias são treinos efetivos para o que vamos enfrentar. Mas, mais do que tudo, desfrutar o que esta montanha nos oferece será o melhor incentivo para completar cada dia com um sorriso nos lábios.

Sobre escalada em Gelo

Não há necessidade de experiência prévia em Escalada em Gelo. O Elbrus não é uma montanha técnica e suas encostas são relativamente suaves com pequeno risco de avalanches ou gretas. Nossos guias farão um pequeno treinamento no uso de piolets, crampons e de caminhada em neve e gelo. No entanto, os participantes desta expedição estarão enfrentando situações novas em termos de frio, ventos muito fortes e uso de equipamentos novos e esforço em altitude.

Transporte

Voaremos de Moscou a Mineralnye Vody e de lá seguiremos em um mini ônibus para Terksol (três horas de viagem). Subiremos até os barrels em ski lifts e dos barrels até o ponto de inicio da escalada no dia de cume em um snow cat, caminhão com esteiras para andar na neve.

Acomodação

Em Moscou e em Terskol usaremos hotéis 3 estrelas e na montanha dormiremos em um container de metal com quatro beliches (os barrels). Apesar da capacidade dos barrels serem para oito pessoas, para maior comodidade de nossos clientes colocamos apenas quatro ou cinco pessoas por barrel, com banheiro externo, calefação e luz elétrica.
É possível recarregar seus eletrônicos nos barrels.  

Roupas e Equipamentos

Os participantes receberão completa lista de roupas e equipamentos para serem levados. Parte desta roupa pode ser deixada em Terskol (o que não será útil na montanha) e o restante será colocado em um duffle bag (grande bolsa de cordura com zíper).

Seguro Obrigatório

Para esta viagem é obrigatória a aquisição de um seguro de viagens que inclua resgate, não incluso no pacote. Apesar do grupo estar acompanhado por um excelente guia, é tranquilizante saber que, se algo acontecer, você pode ter tratamento gratuito nos melhores hospitais ou, se for o caso, ser transportado a um dos países vizinhos com melhor atendimento médico sem custo. Toda ocorrência deve ser comunicada o mais rapidamente possível à companhia de seguros. Leia com muita atenção seus direitos e deveres perante a seguradora para não haver problemas futuros.

Dinheiro e a$$untos afins

A moeda oficial da Rússia é o Rublo Russo. Os principais cartões de créditos são aceitos nos locais turísticos e hotéis maiores, porem convem ter consigo dólares cash.
Basicamente todas as despesas estão incluídas no preço e você necessitará de dinheiro para as refeições em Moscou e em Terskol (ao redor de US$ 250), para comprar souvenires e para o aluguel do equipamento. Além disso, recomendamos ao redor de US$ 100 por pessoa para gorjetas para os guias locais, a cozinheira e sua ajudante. 

Visto

Brasileiros não necessitam mais de visto antecipado para a Rússia, sendo que este agora é tirado na chegada ao aeroporto. No entanto, é necessária uma permissão para a região do Elbrus que é organizada por Morgado Expedições, e para isso necessitamos de pelo menos 60 dias. Por favor, faça sua inscrição o mais cedo possível.
Se seus voos tem conexão em outros países, pode haver a necessidade de visto antecipado.

Documentação de viagem

 

Vacina contra febre amarela: obrigatória

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página