Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais e Práticas - Chapada dos Veadeiros

Introdução

A Chapada dos Veadeiros oferece um cenário especial no Planalto Central do Brasil, onde se pode encontrar diversas nascentes e uma vegetação especial de cerrado de altitude completando a paisagem. Em um cenário pouco conhecido, o local é perfeito para apreciar a natureza e realizar atividades como caminhadas e banhos em cachoeiras. Suas nascentes são os principais formadores da bacia do Rio Tocantins. Saindo da Chapada os rios passam por cânions, cachoeiras e piscinas de rara beleza ao descer pelas serras do Paraná, a leste, e de Santana a noroeste, ambas formando paredões de até 700m de altura.

Alto Paraíso é a porta de entrada para o visitante que busca conhecer esta região. Com uma mistura de várias “tribos”, formadas por pessoas que saíram da cidade grande em busca de um modo de vida alternativo, Alto Paraíso é uma cidade única e especial. Em pleno nordeste goiano, quem mora no local pode estar completamente por dentro do mundo lá fora, participar de acirrados e importantes debates ambientais, participar de uma meditação em algum templo ou fazer alguma terapia de auto conhecimento. Esses são apenas alguns exemplos das várias tendências culturais que a cidade abriga, formando um encontro entre o tradicional e o novo.

Vila de São Jorge: A região experimentou em seu processo de povoação, basicamente dois ciclos: mineração de cristal e ecoturismo.  No início do século passado, surge a demanda pelo cristal de quartzo provocando a vinda de milhares de garimpeiros de outras regiões. A ocorrência abundante deste minério na zona oeste da Chapada dos Veadeiros, fez surgir ali diversos garimpos, sendo o de São Jorge, o mais representativo, onde chegaram a residir 2.000 pessoas.   
Com o fim da segunda guerra e a invenção do cristal artificial, usado nas radiocomunicações, começa a decadência do garimpo. Após a construção de Brasília e a criação do Parque Nacional, a população local entrou em um processo de estagnação até a descoberta dos atrativos naturais do Parque pela população de Brasília, quando se iniciou para a comunidade, um novo ciclo de atividades sócio-econômicas: o Ecoturismo.
Todos os moradores de São Jorge, têm suas principais fontes de renda relacionadas às atividades do Ecoturismo, prestando serviços em diversas áreas: guias, hoteleiros, donos de restaurantes, etc. Os moradores, em grande parte garimpeiros que deixaram o ofício, usufruem e convivem com os visitantes, mantendo características da vida comunitária.

Cavalcante faz divisa com os municípios de Alto Paraíso, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Minaçu, Monte Alegre de Goiás e com o estado do Tocantins.
A sede do município se encontra a 810 m de altura, mas ao longo de seu território as altitudes variam de 400 a 1300m.
Cavalcante é o maior município em extensão territorial da Chapada dos Veadeiros, com aproximadamente 7.000 km2, sendo que uma boa parcela da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (70%) encontra-se dentro de seus limites. Esta parte do parque é considerada uma das mais preservadas, mas infelizmente ainda não está aberta a visitação.
Apesar de estar sendo recentemente descoberta pelo ecoturismo, por seus inúmeros atrativos naturais, a fundação de Cavalcante data de 1740, quando foi constituído como arraial, tendo sido passado à condição de distrito em 1831 e emancipado politicamente em 1835.
É lá que vivem os descendentes do povo Kalunga, que constituiu um dos mais importantes quilombos do Brasil. Seus descendentes conservam a memória, a língua e os costumes dos antigos escravos.

Onde fica

No estado de Goiás, região centro-oeste do Brasil, a 250km de Brasília (DF) e a 500km da capital Goiânia.

Como Chegar

Voando para Brasília, onde o transfer estará lhe aguardando.

Clima

O clima predominante é Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25 °C, podendo chegar aos 40°C na primavera. As temperaturas mínimas registradas em maio, junho e julho, podem chegar próximos de 10 °C durante o dia.

Melhor Época

Em qualquer época do ano pode-se visitar a Chapada dos Veadeiros, mas outubro a maio é perfeito para a prática das caminhadas, pois a vegetação é mais exuberante e os rios estão mais cheios. Algumas cachoeiras só podem ser vistas nesta época. Durante os meses de maio/abril e setembro/outubro, a vegetação explode em flores impressionantes e surgem as famosas “flores do cerrado”, atração a parte para os fotógrafos.

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

Horário oficial de Brasília, inclusive durante o horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página