Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais e Práticas - Chapada Diamantina

Introdução

Visitar a Chapada Diamantina, é descobrir nos sertões da Bahia um cenário surpreendente. Com altitude média entre 800 e 1000m de altitude, a Chapada é formada por um extenso planalto com montanhas e grandes vales. Os passeios incluem caminhadas, banhos de cachoeiras e em piscinas naturais de um azul intenso, explorações de cavernas com amplos salões e galerias, vista de morros esculpidos na rocha recortando o horizonte, matas e campos repletos de flores e rios e riachos que serpenteiam por entre vales e montanhas. Da época em que a Chapada era o maior centro mundial de produção de diamantes, restam as vilas e cidades da região que ainda guardam a charmosa arquitetura do passado.

Lençóis é a principal cidade da Chapada Diamantina e se destaca pela arquitetura colonial de suas casas e sobrados, além das belezas naturais em sua volta. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O antigo povoado sofreu uma invasão de garimpeiros em 1845, provenientes principalmente de várias outras lavras, principalmente de Minas Gerais. Diz a lenda que os garimpeiros acamparam no alto do Serrano, cobrindo suas tendas com tecidos brancos. De longe, pareciam lençóis estendidos - daí o nome. Teve o seu declínio a partir de 1871 com a descoberta de diamantes na África do Sul. Em 1880 retomou parcialmente as atividades com a valorização do diamante carbonado, largamente utilizado nas indústrias europeias da época.

Onde fica

No estado da Bahia, região nordeste do Brasil, junto à cidade de Lençóis e a 410km a oeste da capital Salvador.

Como Chegar

Voando para Lençóis, onde o transfer estará lhe aguardando.

Dados Gerais

População estimada (fonte IBGE 2015)
Lençóis: 11.445
Mucugê: 10.244

Clima

O clima da região é caracterizado como tropical semi-árido, com verão chuvoso, que provoca repentino aumento do volume dos rios.

Melhor Época

Em qualquer época do ano pode-se visitar a Chapada Diamantina. O Poço Encantado mostra todo seu esplendor de abril a setembro, quando o sol atinge a posição ideal para entrar no poço, das 9h30 às 14h. Junho e julho (das 10h às 12h) são os meses em que o raio é mais intenso. A temperatura média anual local é de 23 ºC. O principal período de chuvas da região é de novembro a fevereiro, e durante todo o ano há grandes variações diárias de temperatura. A melhor época para visitas é de Março a Outubro, quando chove pouco e as oportunidades de aproveitar os passeios são maiores.

As informações climáticas aqui apresentadas, são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região. Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

Horário oficial de Brasília. Não possui horário de verão.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página