Receba NotíciasHome
 

Informações Gerais - Deserto de Atacama

Introdução

O Atacama, no norte do Chile, é considerado um dos desertos mais áridos do mundo. A topografia da região permite a existência de inúmeros oásis com lagoas de cor azul turquesa contrastando com as cores da areia desértica. Lá estão vulcões ativos, gêiseres com piscinas de água quente e formações geológicas incomuns. San Pedro de Atacama, a capital arqueológica do Chile, é o ponto de partida para se conhecer o deserto de Atacama, os Geysers del Tatio, o Vale de La Luna e o Salar de Atacama, pontos altos deste roteiro.

Onde fica

San Pedro de Atacama fica a 1670 km ao norte da capital Santiago e a 100 km da cidade de Calama, onde está o aeroporto mais próximo.

Como Chegar

Voando para Calama onde o transfer estará lhe aguardando para levá-lo até San Pedro de Atacama, a 100 km de distância. A estrada é ótima e o transfer leva entre 1h15 e 1h40 (dependendo das condições do tempo).

Dados Gerais San Pedro de Atacama

Altitude: 2.436 metros acima do nível do mar
População: cerca de 4.970 habitantes

Clima

San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar, chuvas escassas (média de 35 mm por ano) e grande oscilação térmica entre o dia e a noite.
* Verão (dezembro a fevereiro): até 27ºC de dia até 16ºC a noite. As chuvas são ocasionais.
* Outono: (março a maio): até 24ºC de dia até 8ºC a noite.
* Inverno (de junho a agosto): até 22°C de dia até 4°C a noite.
* Primavera (de setembro a novembro): até 25ºC de dia até 8ºC a noite. Ventos fortes podem superar os 100 km por hora.

Melhor Época

Em qualquer época do ano pode-se visitar San Pedro de Atacama. No verão pode haver chuvas ocasionais e no inverno as noites serão bem mais frias. A baixa temporada (não oficial), costuma ser em maio e junho.

As informações climáticas aqui apresentadas são baseadas em informes científicos do clima predominante nesta região.  Declaramos que não nos responsabilizamos por eventos climáticos desfavoráveis que venham a afetar as atividades de nossos programas.

Fuso Horário

Horário oficial de Brasília, sem considerar mudanças relacionadas ao horário de verão.

Principais Atrativos

Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Altitude: 2.550m
Percurso total de aprox. 60km

Próximo à San Pedro de Atacama, em plena Cordillera de la Sal, a região lembra as imagens que vemos do solo lunar. O Vale formado há cerca de 22 milhões de anos, é um espetáculo geológico a parte, hoje constituído por rochas sedimentares intercaladas de sal, gesso, cloreto, borato e argila. No vale, o passeio mais popular consiste em curtas caminhada de exploração através de vales interiores, passando pelas dunas e observando o magnífico entardecer no Valle de la Luna.

Geysers del Tatio e Povoado de Machuca
Altitude Máxima no Tour: 4.320m
Percurso total de aprox. 200 km

Existem poucos lugares no planeta onde a energia geotermal é visível ao homem. As condições geológicas muito particulares da região, somadas à atividade vulcânica da área, geraram as condições geológicas propícias para o surgimento dos Geysers del Tatio. O passeio inicia em plena madrugada (cerca de 4h), rumo à pré-cordilheira andina. Visita guiada pelo campo geotérmico formado por cerca de 70 gêiseres em uma extensão de 3Km². Após o passeio guiado pelo campo geotérmico, pausa para o café da manhã ao ar livre no local. Antes de deixar o local, recomendamos o relaxante e quente banho na piscina termal (cerca de 30ºC). Não há infraestrutura no local, portanto, vista sua roupa de banho por baixo das demais antes de sair do hotel, e leve uma toalhinha pequena. Acredite, quem não leva roupa de banho, normalmente se arrepende ao ver tantos turistas de todas as faixas etárias, divertindo-se muito neste banho relaxante e único.
No retorno dos Geysers del Tatio, parada no pequeno e praticamente desabitado povoado de Machuca (acima de 4mil metros de altitude), para curto passeio entre suas casas e igrejinha local.

Salar de Atacama e Povoado de Toconao
Altitude: 2.300m.
Percurso total de aprox. 79 km

Viagem até o grande Salar de Atacama, extensa bacia tectônica com mais de 100 km de extensão. Calcula-se que possua 30% das reservas mundiais de lítio. Ali estão as lagoas Chaxas e Barros Negros, onde nidifica uma importante população de flamingos andinos. No caminho, uma visita ao povoado de Toconao (38km de San Pedro), com sua arquitetura colonial típica, e construções em pedra vulcânica, tal como a igreja de 1744 e o campanário de San Lucas, de 1750.

Lagunas Altiplânicas (Miscanti & Meñiques)
Altitude: 4.150m
Distância ida e volta: 234 km (asfalto)

Situadas a 4.500m de altitude, estas lagoas de cor turquesa se encontram rodeadas de imponentes vulcões originados pelo levantamento da Cordilheira dos Andes, em tempos geológicos remotos. Suas águas são aportes subterrâneos provenientes de degelos. No caminho visitaremos Socaire, povoado de camponeses atacamenhos.

Tour Arqueológico (Ruínas de Tulor e Pukara de Quitor)
Altitude: 2.300m.
Distância ida e volta: 40km

A ruínas da Aldeia de Tulor, situadas cerca de 10km de San Pedro, são um claro exemplo de como surgiu a vida sedentária nesta zona. A aldeia data de aproximadamente 3mil anos e foi habitada por cerca de 150 a 200 habitantes que se dedicavam principalmente à agricultura e ao gado. A arquitetura era baseada em construções de adobe em forma circular e conjugadas. A aldeia foi sepultada pelas areias e hoje o local é um sítio arqueológico aberto para visitação guiada com uma passarela de onde é possível avistar as escavações locais.
Pukara de Quitor, distante 3 Km de San Pedro, é uma fortaleza construída pelo povo atacamenho no século XII para defender-se de outros povos que habitavam a America do Sul, declarada Monumento Nacional em 1982.

Salar de Tara (Monjes de la Pacana, Catedrales e Laguna de Tara)
Altitude Máxima no Tour: 4.880m
Distância ida e volta: 270 km

Situado aproximadamente 100km à leste de San Pedro, o Salar de Tara pertence à Reserva Nacional Los Flamencos e está imerso em meio aos vulcões da região. No passeio, visita-se os “Monjes de Pacana”, enormes pilares de rocha que se erguem verticais e isolados sobre a areia do deserto e as “Catedrales de Tara”, uma grande parede de rochas talhadas pelo vento. No caminho, é de praxe descer do veículo e fazer uma caminhada tranquila, sempre descendo, costeando as formações rochosas, até a base da Laguna de Tara. Dependendo da época do ano, é possível avistar flamingos. É possível também seguir com o veículo e não caminhar, caso prefira. Na região encontram-se também lhamas e vicunhas. Junto ao lago normalmente é feito o lanche (almoço frio), preparado pelos guias, antes do lento retorno à San Pedro.

Vulcão Licancabur
O Licancabur, localizado entre o Chile e a Bolívia, domina a paisagem e é praticamente o cartão postal da cidade. Pode ser avistado de todos os lugares, salvo nas raras ocasiões em que fica encoberto. A ascensão ou escalada até o topo dos seus 5.916 metros de altitude pode ser realizada somente com acompanhamento de guias locais especializados em alta montanha.

Recomendação Especial: Tour Astronômico Space
O Deserto de Atacama, oferece além de todos os atrativos que o visitante desfruta durante o dia, um céu noturno impressionante. A Space (San Pedro de Atacama Celestial Explorations), oferece todas as noites um tour astronômico com cerca de 2h de duração, em que, sem qualquer conhecimento prévio, é possível entender como observar o céu e observar através dos potentes telescópios da Space, as crateras da lua, os anéis de saturno, galáxias e outras maravilhas do universo.
Obs: O tour depende da visibilidade para observação, não ocorrendo em noites de lua cheia ou nubladas, e sendo assim, não nos é possível agendar este passeio previamente. Durante seu tempo livre passeando pelo centrinho histórico, vá até a loja da Space (na rua principal), e faça sua reserva diretamente. Como o tour poderá ser cancelado próximo do horário de saída, em razão de nebulosidade, recomendamos agendar o passeio para o início de sua estada, aumentando as chances de ser bem sucedido com o tour. É MUITO importante vestir roupas bem quentes para este tour, que se dá ao ar livre e durante a noite, quando as temperaturas são baixas. No final do tour são servidas bebidas quentes.

Documentação de viagem

 

Vacinas: consulte se há ou não obrigatoriedade de quaisquer vacinas nesta viagem.

 

O que levar

 

Dicas bem intencionadas

 

Topo da página